Estamos familiarizados com exposições de arte em espaços convencionais do sistema das artes como galerias e centros culturais, no entanto acreditamos na necessidade de transgredir estes espaços na busca de uma arte interventiva, como muitos artistas vêm fazendo pelas ruas e avenidas do mundo.
Portanto, essa proposta de uma exposição na biblioteca central da FURG foi se constituindo como uma maneira de extrapolar o espaço instituído da arte em um fluxo de interações que despertem outras relações com a produção artística, ou seja, interações em outros espaços, conectados com o cotidiano das pessoas, nesse caso, especificamente, com os viventes que transitam por nossa biblioteca.
Talvez a palavra exposição não dê conta da proposta no seu intuito interventivo e descentralizado das obras, misturadas com os livros, estantes e demais elementos que constituem o corpo físico da biblioteca. Pensamos de forma interventiva, e essa é a palavra, uma exposição-intervenção, para estabelecer com as pessoas que se depararem com os trabalhos uma relação para além do espaço formal da arte, uma interação em um espaço do dia-a-dia, uma relação que possa provocar nesse ambiente, novas subjetividades, sentimentos e reflexões.
O fio condutor dos trabalhos é a temática “animal” passando pela discussão da vivissecção, do consumo de carne animal, da dominação e da superioridade sobre o outro. Esse tipo de relação tem travado grandes enfrentamentos no que diz respeito à ética do humano consigo quando da escravatura, do apartheid, das ditaduras, etc. A privação de liberdade entre humanos extrapola as relações entre congêneres com intento de dominação. Por um estilo de vida consumista e de status de superioridade se estabelece o comércio de animais, o consumo de suas peles, o uso deliberado de suas vidas para pesquisas, o enclausuramento em gaiolas, os “espetáculos” circenses e rodeios, etc.
Como manifestação artística e educativa não-formal por um ambiente e relações mais saudáveis e sem opressão, essa intervenção propõe, nesse espaço de estudos, reflexões, e conhecimentos que é a biblioteca, provocar novos pensamentos e, sobretudo, novos sentimentos em relação à VIDA!
Inspeção – Anne Farias - anneqf@gmail.com
Devir-animal – Cláudio Azevedo – claudiohifi@yahoo.com.br
Laços de Domínio Laços de Amor – karine Sanchez - kakasanchez_rs@yahoo.com.br
Aos invisíveis – Priscila Reis - reis.bio08@gmail.com
Escolhas – Roberta Cadaval - robertakdaval@hotmail.com
0 comentários:
Postar um comentário