Sobre este espaço

Este é um espaço destinado à reflexões acerca da memória, do tempo e de histórias.. Histórias de vida, histórias inventadas, histórias... Um espaço onde a imaginação possa fluir, viajar. Um espaço também para escrever sobre minhas reflexões referentes aos meus estudos sobre arqueologia e antropologia... Antes de mais nada, uma espécie de Diário daquilo que me impulsiona, um lugar para organizar (ou tentar) meus pensamentos.. antes que eles voem por aí.

Boa exploração!

Roberta Cadaval

sábado, 15 de dezembro de 2012

Das tuas às minhas reflexões.

Hoje aconteceu uma coisa tão bonita pra mim. Fui reler umas coisas antigas escritas pelo meu pai e me deparo com uma reflexão que remete ao que tenho pensado e estudado no último ano. Há menos de um mês, em uma conversa com um grande amigo dele nesta existência, o Danilo, fui questionada sobre onde se encontrava o material bruto de todas as coisas que ele escrevia. Logo, expliquei que analisei cada pasta e tenho tudo muito bem guardado. Danilo compartilhou comigo a crítica que fazia ao meu pai, quanto ao fato de que ele não compartilhava suas pesquisas com o mundo e que achava que ele tinha muito a contribuir. Eu também acho, e disse para o Danilo que, para o meu pai, faltou o diálogo com os seus pares. Ele tinha um descontentamento muito grande com muitas coisas, dentre elas, a descrença na academia. Acho que ele contribuiu muito para o próprio amadurecimento espiritual, emocional. E não era o momento de compartilhar suas ideias com o mundo. Talvez seja um pensamento romântico da minha parte, pensar que eu posso dar seguimento em algumas das coisas que ele ainda pretendia. Não tenho a grandeza que, para mim, ele tinha. Mas tenho a humildade de dizer que sou movida a inúmeras curiosidades, provocadas por ele, sem que essa fosse a sua intenção. Neste sentido, compartilho aqui parte de um rascunho de pensamentos dele, intitulado "o lado sombrio do crescimento"... um rascunho que esboçou um sorriso na alma para mim, neste sábado.. para o novo ciclo que se inicia!


Uma das características predominantes das economias de hoje é a obsessão com o crescimento.  O crescimento econômico e tecnológico é considerado essencial por virtualmente todos os economistas e políticos, embora nesta altura dos acontecimentos já devesse estar bastante claro que a expansão ilimitada num meio ambiente finito só pode levar ao desastre. A crença na necessidade de crescimento contínuo é uma consequência da excessiva ênfase dada aos valores yang - expansão, auto-afirmação, competição - e está relacionada com as noções Newtonianas de espaço e tempo absolutos e infinitos. É um reflexo do pensamento linear, da crença errônea em que, se algo é bom para um indivíduo ou um grupo, então quanto mais desse algo houver, melhor será. Rockefeller afirmou em 76: "mais crescimento é essencial para que todos tenham condição de melhorar sua qualidade de vida." Isso não se refere a qualidade de vida e sim, ao padrão de vida que é equiparado ao consumo material.

A visão cartesiana mecanicista do mundo tem exercido uma influência poderosa sobre todas as nossas ciências e, em geral, sobre todo o pensamento ocidental. O método de reduzir esses fenômenos complexos a seus componentes básicos e de procurar os mecanismos através dos quais esses componentes interagem tornou-se tão profundamente enraizado em nossa cultura que tem sido à miúde identificado com o método científico. Pontos de vistas, conceitos ou ideias que não se ajustavam à estrutura da ciência clássica não foram levados a sério e, de um modo geral, foram desprezados, quando não ridicularizados. 

Em consequência dessa avassaladora ênfase dada à ciência reducionista, nossa cultura tornou-se progressivamente fragmentada e desenvolveu uma tecnologia, instituições e estilos de vida profundamente doentios. O excessivo crescimento tecnológico criou um ambiente no qual a vida se tornou física e mentalmente doentia. Ar poluído, ruídos irritantes, poluentes químicos, riscos de irradiação e muitas outras fontes de stress físico e psicológico passaram a fazer parte do cotidiano das pessoas. (...)

Eroci Cadaval


Dentro da academia eu me proponho extrapolar os seus muros e demonstrar outras formas de pensamento e conhecimento tão importantes quanto o pensamento científico. Sem saber que meu pai já havia pensado sobre isso, meu percurso foi me guiando a buscar compreender os tipos de saberes que são construídos, dentro e fora da academia, quanto aos sistemas de cura. Ouvir, de certa forma, o meu pai neste momento, me impulsiona a seguir adiante. Queria tanto poder compartilhar minhas reflexões, meus questionamentos e minhas angústias com esta pessoa que tanto admiro, mas compreendo que a sua não presença física faz parte do meu amadurecimento por buscar sozinha as respostas que tanto busco. É para isso que fazemos pesquisa. E penso que, é para isso também, que ele escreveu tanto. Tanto que não pode ser compartilhado com o mundo, mas que foi o tesouro que eu pude encontrar. Farei todo o possível para não deixar nossos pensamentos e resultados de pesquisa na gaveta, pai! Das tuas às minhas reflexões, um encontro filosófico e espiritual se fez! 

ps.: As fotografias são os registros do registro escrito do pensamento dele. Infelizmente não tem registrado o ano em que essas reflexões foram fixadas ao papel. 



2 comentários:

L.M.C.A disse...

Lindo demais Rô! É isso mesmo..as reflexões dele te impulsonam, mais a mais, a buscar o crescimento espiritual, que esse sim é o essencial e eterno!:D Fico muito feliz por 'compartilhar'isto, por vivenciar essa tua experiência contigo!E que possamos perceber este encontros espirituais..sempre!:D

Anônimo disse...

Estes escritos se me afiguram a mehor herança que teu pai poderia te deixar.
Lamento que não esteja mais entre nós,para poder ver parte dele em tí.-
Estou impressionada com a facilidade que tens de transpor para o papel,tua visão e teus sentimentos.Tenho o maior orgulho de ter em minhas veias,o mesmo sangue que circula nas tuas.-
Te amo muito.Tia JU.-

Postar um comentário

O quê estes filmes têm em comum?

O quê estes filmes têm em comum?
"Le fabuleux destin d'Amélie Poulain", "Uma vida iluminada" e "Coisas insignificantes".